segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

DESTAQUES DO GESTOR

Por Junio Luis Ferreira Sena, Gestor de Segurança Pública e Pós Graduando no MBA em Gestão Integrada da Qualidade. CRA/MG: 06-000661/D

Tema: Qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Entrevista na rádio CBN no dia 21/01/2012 com: Mike Martins, diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Segundo Mike, o stress é decorrente dos pensamentos que o individuo se permite experimentar. O autoconhecimento é fundamental para entender e interpretar seus pensamentos, emoções e sensações. A partir dessa postura, passasse a direcionar melhor os pensamentos, filtrando o que pode ser aproveitado para o benefício e o que deve ser descartado. O que a mente consegue eliminar após julgado como sendo negativo ou desnecessário é o que posteriormente promoveria o que chamamos de stress. Martins salienta que atualmente um número significativo de empresas vem buscando treinar seus líderes e gestores e fim que eles compreendam a necessidade de criar e manter um ambiente de trabalho onde os colaboradores sintam-se bem para executar as tarefas e trabalhar o lado criativo. O entrevistado traz um termo pouco conhecido, chamado no estudo da neurolinguística de “ecologia”, que atende-se pelo impacto que as ações de um indivíduo são capazes de causar nas outras pessoas e no sistema. Na linguagem de Mike, a pessoa que age de forma “ecológica” consegue se colocar de modo a demonstrar total autoconfiança sem que este posicionamento remeta a idéia de prepotência ou arrogância. Tratando dos níveis de aprendizagem, Martins aborda uma das mais importantes contribuições do antropólogo Gregory Bateson. Através de longos estudos, o antropólogo mapeou as competências humanas e as dividiu em cinco etapas, que vão da inconsciência incompetente, passando pela competência consciente até chegar ao último nível que ele nomeou de maestria. “Pensar positivo diariamente é garantia de sucesso”, é o que Mike afirma acerca das ações necessárias para se alcançar os objetivos pessoais e profissionais. O diretor executivo explica que a diferencia entre um sonho e uma meta está marcada por uma tênue linha, sendo a meta um sonho com data para sua execução, ou seja, existe planejamento para que ocorra o desejado. Encerando, Mike Martins aponta as características mentais e práticas de uma pessoa de sucesso, para ele, primeiramente, deve-se ver e imaginar o futuro com sucesso, em segundo, é necessário dizer coisas altamente motivadoras e por último, se sentir bem, alinhar mente e corpo, já que juntas estas partes formam um sistema que trabalha com o mesmo fim.

Veja a entrevista na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=eL8sGxzz3aU&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário