domingo, 7 de março de 2010

“Só a diferença choca”

Esta análise trata do filme “o oitavo dia” de Jaco van Dormael, um drama, que conta a história de um empresário (Harry) sufocado pela rotina do trabalho e conflitos familiares, mas que toma novos rumos ao encontrar o personagem (Georges) portador de síndrome de down.

O filme retrata o cotidiano de Harry que não diferente da vida real, trás para o espectador a conceito do trabalho com ferramenta básica para a sobrevivência do homem sendo abafada pela rotina angustiante de viver para trabalhar. Resultado desta distorção social, trás para o ator o efeito colateral dramático em sua vida familiar, o desprezo dos filhos, fim do casamento, etc.

Paralelamente, é mostrado a história de Georges, portador de síndrome de down que após perder sua mãe, foi abandonado pelos demais familiares passando a viver em um instituto para portadores de necessidades especiais. No filme é notório observar que naquela região e naquele determinado espaço de tempo as pessoas consideradas normais não se preocupam muito com os “diferentes”, fato este que se confirma quando logo no início Georges deixa o instituto e parte só em busca da sua mãe, que por sinal havia falecido há alguns anos.

Perdido na estrada, Georges é por acaso, encontrado por Harry, que o leva para um hospital, mas não consegue interná-lo. A partir daí, os dois começam a se interagir e Harry começa a viver forçadamente em outra realidade, marcada pelas diferenças existentes entre os seres humanos. Até o encontro com Georges, Harry levava uma vida marcada pela rotina, passando a maior parte de seu tempo junto de pessoas socialmente similares a ele, fazendo as mesmas coisas, preso no trânsito, distanciamento dos familiares, etc. Totalmente diferente do comportamento de Harry é Georges, que devido suas limitações psíquicas enxerga o mundo de forma mais colorida, mágica e acima de tudo, dócil.

Não é de se estranhar que no princípio a convivência entre ambos é marcada por desavenças devido às diferenças comportamentais. Singular a esta realidade, Harry enfrenta mais problemas familiares, momento este, em que a companhia de Georges passa a ser fundamental para que Harry comece a enxergar que algo de muito serio está ocorrendo em sua vida, e que mudanças precisam ser tomadas urgentemente.

Lidar com mudanças não é algo fácil, mas à partir do momento que Harry passa a observar o comportamento de Georges e seus amigos também portadores de síndrome de down, ele passa a enxergar o mundo de outra forma. Percepção que o leva a tomar outras atitudes muito mal interpretadas pelas pessoas do seu meio social, mas que começam a conduzi-lo a um melhor estado de vida.

Enfim, através do censo comum da psicologia, é notória a observação de que o comportamento social influencia muito no comportamento individual, e como o mundo capitalista e globalizado faz com que as pessoas se distanciem de si mesmas e de seus laços familiares. Através deste censo, pode-se começar a pensar em como as pessoas conseguem conceituar um comportamento como sendo “normal”. Talvez várias correntes de pensamento possam surgir, por exemplo, normal é fazer o que os outros fazem, é fazer o que te dá prazer, é ser diferente da maioria. Cientificamente, estas respostas são mais bem esclarecidas através da observação comportamental, foco de estudo da psicologia, que individualmente traça perfis, não através do pensamento, este é totalmente subjetivo e inexplorável, mas, de como o individuo age de acordo com suas atitudes em confronto com as influências externas a ele. Ou seja, empiricamente, pode-se dizer que o trabalho do psicólogo é praticamente de caráter observatório/comportamental.



Referência: Filme: "O oitavo dia", de
Jaco van Dormael.
O autor do texto: Junio Luis Ferreira Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário