quarta-feira, 31 de março de 2010

A Tríade da Inteligência

O texto a seguir refere-se à obra de André Soares, o E-Book, A tríade da Inteligência, pertencente à empresa privada “Inteligência Operacional”, que exerce atividades de informação, assessoria, consultoria, cursos e treinamentos sobre Inteligência Operacional e Inteligência de Estado, em todo o território nacional.

A Tríade de Inteligência é uma obra que visa apresentar uma concepção clara da atividade de inteligência, colocando como ponto chave os pilares que a fundamentam, Legalidade, sigilo e ética.

O E – Book em questão é constituído por tópicos, nos quais, o autor procura passo a passo transmitir de forma objetiva o que antecede o trabalho de inteligência e sua funcionalidade propriamente dita. Inicia-se narrando o conceito de inteligência como fator primordial ao entendimento do conteúdo. Em seguida, aborda a inteligência como atividade de Estado, contra inteligência e inteligência operacional, finalizando com a exposição do trabalho da ABIN – Agencia Brasileira de Inteligência.

A Tríade da Inteligência proporciona ao leitor uma visão clara do trabalho de inteligência como sendo uma atividade particularmente dotada de habilidades voltadas à solução de problemas, ou, conforme o autor: “Isto significa que, no contexto da Tríade da Inteligência , “ Inteligência ” é capacidade de encontrar soluções, para problemas de quaisquer naturezas”.

Contudo, ele é cuidadoso ao introduzir o tema, para isso, primeiramente, é definido aos leitores o conceito de “inteligência”. Para ser preciso na exposição do assunto, André Soares lança mão de diferentes fontes do conhecimento, como, o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, a Psicologia, a Filosofia, as Artes e o Ramo dos Negócios.

Após explorar o tema “inteligência”, o autor afirma que, “inteligência é uma condição inerente ao ser humano, e que “atividade de inteligência é sua aplicação efetiva em casos concretos. Em seguida é abordado o contexto da “inteligência de Estado”, como sendo uma denominação mais técnica para tratar das “atividades de inteligência” exercida pelos Estados constituídos. Concomitantemente, apresenta-se o tema “contra inteligência”, é explicada, que, esta, é uma atividade voltada para a proteção dos sistemas de interesse. Em seqüência, ele aborda as “operações de inteligência”, frisando ser a parte mais importante do serviço de inteligência. É no serviço de inteligência que a tríade da inteligência se encontra, como sendo a base de sustentação e validação das atividades de inteligência: Legalidade, sigilo e ética. Tendo, arranhado ou perdido algum destes pilares, as ações de inteligência estarão fadadas a nulidade e sanções decorrentes das legislações presentes nos estados democráticos de direito, ressalta o autor. Para justificar, Soares alega que os maiores problemas advindos dos serviços de inteligência estão diretamente ligados ao descontrole desse segmento.

Ao finalizar a obra, André Soares destaca a Agencia Brasileira de Inteligência– ABIN, como sendo órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN, instituído pela lei 9883 de 07 de dezembro de 1999.

Tal obra é notória, uma vez que, para garantir com eficiência os serviços essenciais e constitucionais de Estado, os “serviços de inteligência” devidamente apoiados na tríade da inteligência: Legalidade, sigilo e ética, garantirão o sucesso de todos os trabalhos que envolvam informações sigilosas, importantes e acima de tudo, de interesse exclusivo da organização, sem que tais “serviços” sejam “derrubados” pelas mais diversas faces da ilegalidade e irregularidade.

Logo, o texto de André Soares é objeto de leitura de todos os estudantes e agentes públicos que visão compreender a “inteligência” agindo em conjunto com a tríade que sustenta as ações dos “serviços de inteligência” nos estados democráticos de direito.


André Soares é Mestre em Operações Militares e experiente consultor em Inteligência de Estado. Possui formação, qualificação e atuação de excelência, especialmente em Inteligência, Contra Inteligência e Operações de Inteligência. É Diretor - presidente da empresa “Inteligência Operacional”. www.inteligenciaoperacional.com

O autor da resenha
Junio Luis Ferreira sena
Graduando em Gestão de Segurança Pública pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH

Um comentário:

  1. Prezado Junio Luis Ferreira Sena,
    Saudações!

    Felicito-o e agradeço seu artigo apresentando o conteúdo sobre "A Tríade da Inteligência".
    Abordou o tema com destacada propriedade, transmitindo seus fundamentos de forma abrangente, detalhada, completa e elucidativa; demonstrando dominar com excelência a expertise de Inteligência de Estado.

    Parabéns!

    Cordialmente
    André Soares

    ResponderExcluir